Agradecemos imensamente seu interesse em acolher o acervo e contribuir para a divulgação de nossa arte. Abaixo relacionamos as informações pertinentes. Caso fique alguma dúvida, não hesite em nos contatar em exponic2008@yahoo.com.br (curadoria nacional).
Apesar de o acolhimento dar a impressão de ser muito problemático pela quantidade de minúcias relacionadas aqui, tudo é bastante simples, pelo fato de todas as minúcias já estarem relacionadas, bastando apenas seguir os lembretes.
A primeira e mais importante providência é que seja designado um curador local para se responsabilizar pelo acervo, pela montagem e desmontagem e verificação de todos os procedimentos, desde o recebimento até o envio ao próximo local. Não é necessário que o curador tenha experiência na área. Se há um pré-requisito, é apenas que seja uma pessoa cuidadosa e que se atenha a detalhes. O acervo jamais será enviado a uma pessoa, mas apenas a uma instituição, que será oficialmente a acolhedora da exposição. O curador se incumbirá da verificação de todos os procedimentos necessários e se responsabilizará pelo acervo juntamente com a instituição.
A fim de auxiliar o curador local a cumprir sua tarefa, preparamos um roteiro detalhado de todos os procedimentos necessários, que ali estarão ordenados passo-a-passo. Esse roteiro será enviado assim que for concretizada sua intenção em acolher e montar a exposição em sua cidade. A recomendação é que seja usado o roteiro em conjunto com o texto abaixo.
Tempo de duração da exposição:
Sugere-se que o período de exposição das obras gire em torno de 15 dias. Para o transporte na chegada e na partida para outra cidade, convém calcular-se de 7 a 10 dias corridos antes e depois do período da exposição. Portanto, será bom que se planeje tudo com pelo menos 20 dias antes da data prevista para o inicio da exibição das obras, para viabilizar a preparação da remessa a partir da cidade onde o material estiver.
Montagem e desmontagem:
Estando preparado o espaço, a exposição pode ser montada em um dia por duas pessoas. A desmontagem em geral é mais simples e pode ser feita em menos tempo.
Condições para acolhimento do acervo:
Quanto ao espaço físico necessário:
- 60 metros lineares para abrigar 65 reproduções montadas em passepartout, com distância de aproximadamente 30 cm entre si;
- Iluminação adequada (800 lux – iluminação usada em salas de aula);
- Possibilidade de serem as ilustrações dispostas de forma que a luz artificial incida de forma difusa mais ou menos obliquamente (evitar que a luz venha diretamente do alto; evitar iluminação focada diretamente na obra, como a de lâmpadas dicróicas);
- Ambiente não úmido (ventilado), seguro e que possa ser trancado;
- Evitar insolação direta sobre as obras (o sol desbota as cores da impressão).
Procedimentos necessários:
- Informar à curadoria nacional (exponic2008@yahoo.com.br) o local, data e horários de visitação da exposição para que sejam confeccionados e enviados cartazes ao curador local. Fixar os cartazes de divulgação em locais de ampla circulação pública. Enviar também, a listas locais importantes, o e-mail preparado pela UNIC com os dados da exposição;
- Receber, desembalar e conferir as ilustrações recebidas por correio, preservando as embalagens. Ao final, conferir e reembalar as obras com cuidado, incluindo o livro de visitação e os certificados, e enviar ao próximo destino, a ser informado pela curadoria nacional;
- Fixar (*veja nota ao rodapé) adequadamente as obras e etiquetas: as ilustrações trazem dois pontos de fixação traseiros. Solicita-se extremo cuidado para evitar quedas durante a montagem, a exposição e a desmontagem, a fim de preservar os cantos do passepartout, pois não há moldura;
- Fixar o banner da exposição em local bem visível, à entrada do recinto;
- Expor o livro de visitação em local bem visível, de preferência à entrada ou saída, e um cartaz com aviso claro solicitando assinaturas. Avisar caso o livro esteja próximo do fim;
- Providenciar vigilância permanente durante o período de visitação (1 vigia atento é suficiente);
- Fotografar a exposição em momento de grande visitação, buscando uma perspectiva ampla que dê idéia da extensão do local;
- Carimbar o verso de todos os certificados com o CNPJ e endereço completo da instituição acolhedora e com o nome e a assinatura do diretor ou responsável pela instituição;
- Orçar o custo do envio para a próxima instituição acolhedora e solicitar à curadoria nacional a verba para a remessa em tempo hábil.
* Há vários modos de fixar-se o acervo: em biombos metálicos aramados ou de madeira (inteiriça ou treliçada), dependurados nas paredes ou em suportes do teto - quando houver - como eletrocalhas, por exemplo. Solicita-se ao curador local que analise o modo mais adequado e discuta com a curadoria nacional os procedimentos e o material extra necessário.