.
Considera-se ilustração científica toda representação gráfica ou artística que se relacione estreitamente com a ciência, seja porque serve a esclarecer o texto científico, seja porque, em sua confecção, leva rigorosamente em conta as informações proporcionadas pela ciência.
No Brasil, desde 2006, mobilizam-se os profissionais ilustradores científicos a fim de consolidar e divulgar a carreira nacionalmente. Para isso, foram organizados o I e o II Encontro Brasileiro sobre Ilustração Científica – EBIC (Belo Horizonte – MG em 2006 e Curitiba – PR em 2008), ambos associados a exposições itinerantes com a participação de artistas de todo o Brasil, desde os iniciantes aos já consagrados.
O movimento em prol da valorização da profissão deu origem à União Nacional dos Ilustradores Científicos (UNIC), associação ainda informal que representa o início da consolidação da carreira e dos profissionais em torno dos ideais comuns da classe. Além disso, já começam a se fortalecer as uniões regionais, como a recém-criada Associação dos Ilustradores Científicos do Centro-Oeste. Também se estruturam agora idéias inovadoras que alavancarão a profissão no país, como a criação da Revista Brasileira de Ilustração Científica.
Por ora o principal meio de reunião, debates e organizações da UNIC, em torno dos diversos temas relativos à carreira e aos profissionais, se dá pelo grupo de discussão yahoo.
A II Exposição Nacional de Ilustração Científica (II ExpoNIC), atualmente em curso, e que teve início em Curitiba em julho de 2008, deverá percorrer diversas cidades do país até o fim de 2008, durante todo o ano de 2009 até meados de 2010. Esta edição traz obras de ilustradores eminentes que atuam há décadas e já conquistaram admiradores mundialmente, mas também diversos talentos injustamente ainda pouco conhecidos, bem como jovens revelações.
É essencial ressaltar, no entanto, que o acervo ora em curso pelo Brasil representa uma pequeníssima porcentagem da intensa produção ilustrativa científica do país. Há ainda muitos artistas já formados, premiados e muito atuantes, e outros em plena ascensão, que por um motivo ou outro ainda não puderam incorporar sua força ao movimento em prol da IC brasileira.
Sabe-se de inúmeros talentos que se distribuem Brasil afora, em todas as regiões, e que ainda zelam solitários pela continuidade desta bela carreira. Assim, quanto mais repercute em todos os meios o movimento conduzido pela UNIC, mais artistas serão trazidos a participar.
Enquanto arrebanham adeptos e admiradores de sua preciosa arte, os ilustradores científicos preparam já o esperadíssimo III Encontro Brasileiro sobre Ilustração Científica, a se realizar em 2010 no Planalto Central, em local ainda não definido.